Top
Documentários de viagem com trilhas sonoras

Quem é apaixonado por viagem, certamente já chega em casa planejando a próxima! Mas a gente sabe que nem sempre é possível estar na estrada. E aí, como faz? Sem dúvida, uma boa pedida é passar o tempo assistindo filmes e documentários de viagem.

Além disso, ouvir músicas também pode ser uma ótima forma de relembrar aquela trip especial. Dessa forma, dedicar um tempinho para criar a playlist da próxima aventura também ajuda na “depressão pós viagem“.

No post de hoje, a gente trás a dica de três documentários de viagem que assistimos recentemente, e que estão diretamente ligados à música. Cada um com seu estilo. É provável que, depois de vê-los, um dos álbuns vai parar nos seus fones de ouvido!

Documentários de Viagem para inspirar sua playlist

Austin to Boston

Um dos nossos queridinhos aqui em casa, estava em uma lista de documentários de viagem que o Thiago encontrou na internet por acaso, em um dia de tédio.

Apesar de ter sido lançado em 2014, nós só o conhecemos este ano. Desde então, a gente recomenda pra todo mundo!

Documentários de Viagem: Austin to Boston
Documentário de Viagem: Austin to Boston | Foto: Divulgação

Vários músicos de quatro bandas se reúnem para uma viagem de Austin até Boston. No caminho, eles fazem shows nas cidades em que vão parando, em uma pequena turnê de duas semanas.

Documentários de viagem para sua playlist
Austin to Boston | Foto: Divulgação / Via FolkdaWorld

O estilo de música tem um toque de country e folk. Só nesse documentário, nossa playlist de viagem foi atualizada algumas vezes, e ganhou vários álbuns!

Se você, assim como nós, sonha com um motorhome, se prepare: todo o trajeto é feito com uma caravana, em cinco kombis (as queridinhas dos mochileiros). Cada uma mais linda que a outra!

https://www.youtube.com/watch?v=CR0n7hw_Pvs
Trailer oficial do documentário “Austin To Boston”

Pra saber mais sobre o documentário, vale dar uma olhadinha no post do blog Folkdaworld, com 10 Motivos Para Assistir “Austin To Boston”.

Residente – Calle 13

Soubemos deste documentário há poucas semanas, quando nos mudamos para Petrópolis. Além do fato de estar relacionado com viagens (o que pra gente já seria motivo suficiente para assistir), algo mais nos despertou a curiosidade.

O documentário é protagonizado por René Pérez Joglar, da banda latino-americana Calle 13. O cantor fez um teste de DNA para saber de quais povos ele descendia. E o resultado foi impressionante!

René, mais conhecido como Residente, viajou por todo o mundo em busca da vivência com povos ancestrais.

Mapa mundi com cenas do documentário de viagem Residente.
Documentário Residente | Foto: Divulgação

É de arrepiar a forma como as histórias dos lugares e das pessoas são contadas. É ainda mais impactante ver como a música, linguagem sem fronteiras, é capaz de unir e ultrapassar barreiras históricas e seculares de conflitos e guerras entre nações.

O documentário levou 2 anos para ser gravado.

https://www.youtube.com/watch?v=xfSNpHHLrAw
Trailer oficial do documentário “Residente”

A gente indica a matéria do Migramundo para entender um pouquinho mais!

Sobre Nóiz – Emicida

Em terceiro lugar, mas não menos importante, está o documentário Sobre Noiz, do cantor brasileiro Emicida.

Em busca de suas raízes africanas, Emicida viaja até Cabo Verde e Angola, onde gravou o disco “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”.

Foto divulgação do documentário Sobre Noiz
Documentário Sobre Noiz | Fotto: Divulgação/Lab Fantasma

As belezas das praias e as particularidades das ruas e do povo dos países lusófanos nos fazem entender a influência da cultura da África na nossa própria.

Todo o processo criativo do disco e das faixas é mostrado, desde os rascunhos das letras, até os encontros do outro lado do oceano, que ajudaram a dar vida e ainda mais emoção às canções.

https://www.youtube.com/watch?v=NmU306n1LkI
Trailer oficial do documentário “Sobre Noiz”

Você já assistiu algum desses? Conta pra gente o que achou e qual dos artistas entrou para a sua playlist de viagem!

Se tiverem dicas de outros documentários de viagem, a gente aceita! Deixa aqui nos comentários.

Mineira do Vale do Jequitinhonha, é apaixonada por tradições populares. De alma nômade e pés inquietos, sonha poder conhecer o mundo todo e suas diversas manifestações culturais.

%d blogueiros gostam disto: