Expedição Pão de Queijo: uma viagem por toda Minas Gerais

Somos uma família de três pessoas: dois mineiros e um fluminense apaixonado por Minas Gerais (segundo ele, igualmente mineiro, no coração)! Decerto, isso já seria motivo suficiente pra gente querer conhecer melhor o estado. Entretanto, a Expedição Pão de Queijo é nossa busca por muito mais!

Minas Gerais é o quarto maior estado em extensão territorial do Brasil, mas em número de cidades, ninguém está à sua frente: são 853 municípios. Aliás, existem também mais de 1700 distritos. É chão que não acaba!

Apesar disso, poucas cidades são visitadas e mostradas. A lista é quase sempre a mesma: Ouro Preto, Mariana, Capitólio, Ibitipoca, São Thomé das Letras… Eventualmente se vê alguma variação, que também não vai muito além. No entanto, o mapa do turismo de Minas foi atualizado no segundo semestre de 2017 (ano em que ganhou 276 novos destinos). Pasmem: hoje são 555 cidades no mapa! Você saberia listar tantas cidades mineiras? Pois é… Nem nós!

Minha relação com Minas Gerais

Nasci e cresci no interior mineiro, em Capelinha, uma pequena cidade do Vale do Jequitinhonha. De uma família de músicos, sempre engajada em festividades populares, assisti de perto as mais variadas manifestações culturais e religiosas. Vi as mãos habilidosas de minha avó Luzia trançarem os fios de sua renda de bilro. Os dedos ágeis de meu avô Ulisses debulharem as cordas do bandolim. Passei incontáveis finais de semana na roça do meu avô Adão que, montado no cavalo, ia sumindo longe no pasto, enquanto eu, dentro da cozinha, via a vovó Helena fazendo quitandas. Tenho muito orgulho da possibilidade de carregar comigo tantas memórias. Meu amor por Minas Gerais vem de berço!

Mallê em Juiz de Fora, Minas Gerais
Minha relação com Minas Gerais | Foto: Arquivo Pessoal

Tendo herdado a musicalidade de meu avô, conheci boa parte do Vale do Jequitinhonha em ocasião dos festivais regionais de música dos quais participei. Foi onde vi a vida surgir do barro transformado em bonecas que ganharam o mundo. A poesia de amor declarado pelo nosso sertão mineiro. Desse modo, reafirmei minha essência, muito certa de minhas raízes.

Posteriormente, deixei meu saudoso Jequi. Fui estudar na capital, onde encontrei um povo que se veste diferente, umas palavras que nunca usei. Até as frutas tinham outros nomes! Naquele momento de descobertas, me fiz amante da diversidade. Eu quis viver a cidade, e tudo o que ela tinha a oferecer.

Eu amava o que vivia, mas também tudo o que já tinha passado. Daquele misto de emoções, comecei a sentir uma saudade estranha de lugares onde eu nunca estive, de coisas que eu nunca soube. É provável que isso tenha me feito querer andar por Minas ainda mais!

Como nasceu a Expedição Pão de Queijo?

Quando vimos a notícia sobre o Mapa do Turismo de Minas Gerais, ficamos fascinados com tantas possibilidades! Contudo, se engana quem pensa que foi a partir daí que nossa viagem começou. A Expedição Pão de Queijo já existia!

Durante a faculdade, fiquei um longo período longe do Gilberto. Já havíamos feito algumas viagens juntos, e adorávamos! Então, nosso ponto de encontro nessa época era a estrada. E quanto mais viagens a gente conseguisse fazer, mais encontros isso significaria. Foi assim que, em 2014, nasceu a ideia da Expedição: viagens pelo nosso estado (o que diminuía as distâncias e os custos). Ainda ficou no papel por muito tempo, já que a gente ainda não tinha a possibilidade de realizá-la.

O projeto sai do papel

Em abril de 2017, um encontro de mochileiros em Catas Altas/MG, reascendeu a vontade de viajar por Minas Gerais. Agora, com Thiago no “time”, começamos a montar os roteiros. Nosso objetivo era explorar regiões fora da rota turística tradicional. Pequenos vilarejos, cidadezinhas do interior mineiro, a rotina simples da vida no campo, das artesãs, benzedeiras, e de toda essa gente que adora um causo!

Planejamento da primeira viagem da Espedição Pão de Queijo
Planejamento da Expedição Pão de Queijo | Foto: Thiago Kling

No mês de junho, já estávamos a todo vapor! Pesquisas, leituras, mapas, calendários… No dia 05 de julho de 2017, saímos para nossa primeira viagem, rumo a um dos muitos festivais de cultura que acontecem em várias regiões de MG nas férias escolares. E finalmente, a EPQ estava na estrada, depois de 3 anos em que foi só sonho!

Por que Expedição Pão de Queijo?

Nenhuma iguaria da cozinha mineira é tão característica quanto o pão de queijo. Imediatamente associado ao estado, foi escolhido para batizar esta longa viagem por Minas Gerais.

Mas muito além dos pratos típicos de dar água na boca, aqui estão guardadas memórias e tradições de valor imensurável! As cidades históricas são verdadeiros museus a céu aberto! As paisagens naturais estão entre as mais belas do mundo! Cidades inteiras emolduradas por gigantescas montanhas, por onde os rios correm e despencam em forma de cachoeiras deslumbrantes.

Cachoeira do Barão, uma das belezas naturais de Minas Gerais
As cachoeiras são marcas da beleza natural do estado de Minas Gerais | Foto: Mallê

A Expedição Pão de Queijo, muito mais do que um breve contato com todas estas cidades e suas construções, é um mergulho a fundo na relação do povo com estes lugares.

Foi através da “escutatória” dos causos mineiros que descobri uma fonte inesgotável de conhecimento. A preciosa sabedoria popular. Um sentimento genuíno de quem narra as próprias vivências beirando a linha tênue que as separa da história da própria cidade. É como o tecer de uma colcha de retalhos, onde cada um é parte de um todo.

Thiago proseando com Seu Tião, artesão de Ibitipoca.
Thiago proseando com Seu Tião, artesão de Ibitipoca/MG

Dos grandes centros aos vilarejos escondidos; de prédios monumentais às casinhas de barro; das culturas urbanas ao tradicionalismo regional… Dessas tantas cores é feita essa terra. Os muitos olhares. As várias faces.

Veja por onde a Expedição já passou

Somos adeptos do Slow Travel, afinal, gostamos de passar sem pressa pelas cidades. Dessa maneira, temos tempo suficiente para entender sua rotina, as pessoas. Saber onde comem, onde é o mercadinho, a farmácia, os horários em que o pão está saindo quentinho na padaria.

Portanto, o objetivo não é encher o mapa de pontos, mas a memória de bons momentos. Viver uma experiência completa, e ensinar ao nosso filho a grandeza de cada lugar, por menor que este seja geograficamente.

Desde que começamos o projeto da Expedição Pão de Queijo até o momento, foram 6 cidades. Veja no mapa abaixo:

Qual o próximo destino?

A gente nunca sabe onde vai parar! Atualmente, temos como nossa casa e ponto de apoio a cidade de Petrópolis/RJ. Estando fora de Minas Gerais, decidimos explorar não apenas um estado, como também outras regiões brasileiras, abraçando as possibilidades que aparecerem de contato com cidades e culturas diferentes.

Como resultado, o ritmo da Expedição Pão de Queijo diminuiu. Todavia, não paramos e nem pretendemos!

Mallê pintando no mapa de Minas as cidades já visitadas.
Expedição Pão de Queijo | Foto: Arquivo Pessoal

Estamos nos organizando para novas viagens e destinos mineiros, que podem ser acompanhados através da nossa página no Facebook, onde compartilhamos um pouco mais dos bastidores dessa aventura. Além disso, nosso Instagram e o Blog também estão sempre atualizados com nossas andanças e descobertas.

Fica também a dica para usarem os aplicativos de viagem TripLine (onde fizemos o mapa acima e atualizamos as cidades visitadas), e o Polarsteps (onde dá pra ver por onde passamos e onde estamos, em tempo real).

Em resumo: não existe um roteiro pré-definido, e novas viagens acontecerão sempre que houver um convite, ou evento, ou qualquer outro motivo que nos permita explorar. Mesmo que a gente não saiba quando nem pra onde, fica o convite pra você nos acompanhar na Expedição Pão de Queijo!